domingo, junho 10, 2007




SHORTBUS - "It's not about sex, it's about sexuality."

uma terapeuta do sexo

um casal gay

uma dominatrix

e um bando de homens e mulheres que explora a sua sexualidade como todos nós deveriamos fazer (mas com juízo)

Ia já para o cinema com as expectativas em alta por tudo o que se falou deste filme. Amigos que já tinham ido ver e que o tinham sugerido. Aliás, já era para o ter visto há mais tempo, mas isso é outra história.

Falando do filme, foi uma muito agradável surpresa! As expectativas foram superadas!

É verdade que se podem fazer filmes sobre sexo (sexualidade) onde haja também espaço para um argumento forte e avassalador. É o caso de SHORTBUS.

Não só possui imagens fortes como diálogos, que para muitos podem parecer despropositados e fundados em clichés ultrapassados.

Sente-se ao longo do filme uma tensão saborosa e delicada que nos transporta para uma NY cheia de sexo mas contudo, cheia de preconceitos que já deveriam ter sido destruídos há muito tempo.

Apresenta-se de tal maneira poderoso que nos tornamos quase em participantes da vida dos actores, conseguindo rever-nos naquelas imagens eróticas e de uma sensualidade grotesca, objectivo já proposto por outros realizadores (que sairam frustrados - 9 Songs).

Acompanhamos saborosamente o caminho da terapeuta em busca do ORGASMO e o caminho da "saída do armário" de um dos gays do filme. É impossível não sentirmos uma empatia pela relação platónica do casal que vive de actos sexuais incompletos, levando-nos a uma compreensão pura e dura do sentimento depressivo que um deles experimenta até à sua tentativa de suicídio.

No entanto, o filme não vive só de grandes momentos. Existem pequenas particularidades no argumento que nos faz pensar em como a vida seria sem nos conhecermos profundamente... a nós e aos outros.

Não é importante aquilo que se possa dizer deste filme... deve ser visto e sentido com a mente aberta, sem lugar para preconceitos e crises de puritanismo.

Sigam o meu conselho... vão ao cinema ver esta película. Decerto muita coisa vai mudar na vossa forma de pensar o sexo!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial